quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tênis de Mesa

O tênis de mesa foi inventado na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome ping pong atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores, assim como sendo um dos mais novos dos esportes olímpicos. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.

Como é conhecido mundialmente 
  1. (ping pang qiu) é o nome oficial na China e Taiwan. 
  2. (takkyu) é o nome oficial do esporte no Japão. 
  3. (Tak-ku) é o nome oficial do esporte na Coréia. 

História

O tênis de mesa surgiu na Inglaterra como uma diversão após o jantar no século XIX. Imitando o jogo de tênis num ambiente fechado, objetos do dia-a-dia eram usados como equipamento. Por exemplo uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.
A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome ping pong para os Parker Brothers.
Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celulóide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.
A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.
No fim de 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efetivamente tornar o jogo mais lento. Já naquela os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido. Após a mudança espera-se que o tênis de mesa seja mais fácil de ser assistido e que assim o esporte ganhe popularidade.

Fonte: pt.wikipedia.org

Primeira aparição nos Jogos Pan-americanos: 1983

De alternativa caseira ao tênis de quadra, usando tampas de caixa de cigarro como raquetes e rolhas amassadas de garrafas de champagne como bolas, passou a um dos esportes mais praticados do mundo, com cerca de 40 milhões de competidores.
A história de mais de um século do tênis de mesa é a trajetória de um passatempo, o popular ping-pong, surgido na Inglaterra no fim do século XIX, que se transformou numa modalidade altamente competitiva. As regras do esporte – um ou dois atletas de cada lado de uma mesa dividida por uma rede, disputando sets de 11 pontos e rebatendo bolas leves com pequenas raquetes – foram formatadas em 1992.
O responsável foi o estudante Ivor Montagu, da universidade britânica de Cambridge.

Fonte: www.rio2007.org.br

Um esporte para todos

No século XVIII, oficiais do exercito inglês em combate na Índia e África do Sul resolveram relaxar jogando tênis. O problema, é que dentro dos quartéis, não havia espaço para praticar o esporte. Foi daí que eles resolveram criar uma versão curiosa: o tênis de mesa. Com muita criatividade, improvisaram tampas de caixas para fazer de raquetes e, no lugar de bolinhas, usavam rolhas de vinho.
Vinte anos depois, o inglês James Gibb levou bolinhas de celulóides americanas para a sua terra natal, e, muito provavelmente, foi ele quem batizou o esporte de pingue-pongue. Mas o nome pertencia a uma empresa e com isso, o esporte foi rebatizado de tênis de mesa.

As regras do esporte

Um ou dois atletas de cada lado de uma mesa dividida por uma rede disputam sets de 11 pontos e rebatem bolas leves com pequenas raquetes. O objetivo é fazer com que a bolinha pingue do seu lado da mesa, passe sobre a rede, pingue na mesa adversária e passe longe do alcance do adversário. Pode ser disputado individualmente ou em duplas. É computado um ponto quando o oponente não consegue devolver a bolinha no lado oposto da mesa, se ele a rebate antes do primeiro pingo ou depois que a bolinha pinga duas vezes em seu lado da mesa. Cada atleta pode sacar duas vezes, se errar na primeira. Igualzinho como acontece no tênis normal.

Curiosidades

- A primeira aparição nos Jogos Pan-americanos foi em 1983;
- Tornou-se esporte olímpico nos Jogos Olímpicos de Seul;
- Jogadores de alto nível podem fazer jogadas com giros de até nove mil rotações por minuto.
- As bolinhas chegam às vezes a 200km/h.

Fonte: pan2007.globo.com


Os primeiros registros do tênis de mesa no mundo apontam para um jogo praticado por estudantes universitários ingleses com livros dispostos sobre a mesa, no lugar da rede. No entanto, existe outra versão semelhante registrada nos catálogos de artigos esportivos dos fabricantes londrinos, em 1880.
As raquetes eram fabricadas com madeira ou papelão, cobertas algumas vezes com cortiça ou tecido. As bolas eram feitas de cortiça ou borracha, enquanto que as redes e mesas possuíam diferentes tamanhos.
Ainda no século 19, o inglês James Gibb trouxe bolas de celulóide de brinquedo dos Estados Unidos, acreditando serem úteis no tênis de mesa. Ouvindo-as sendo golpeadas pelas raquetes, ele associou os sons produzidos com as palavras pingue e pongue, originando o nome popular do jogo.
O jogo ganhou impulso mesmo na década de 20, na Inglaterra. Foi quando foram padronizadas as regras do tênis de mesa, nome que também tornou-se oficial nesta ocasião.
Com mais tradição no esporte, China e Coréia do Sul são os grandes destaques.

Regras

O tênis de mesa constitui-se de sets de 21 pontos, podendo ser jogado em um único set, em melhor-de-três ou cinco sets. No caso de empate em 20 pontos, o vencedor será o que fizer dois pontos consecutivos primeiro. O jogador é obrigado a trocar de lado quando terminar o primeiro set. Quando houver a "negra" (1 x 1 ou 2 x 2) na partida, os jogadores devem mudar de lado logo que forem marcados dez pontos.

Fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário